Ibope: 85% do eleitorado é a favor da ficha limpa

RENATA CAMARGO

Pesquisa do Instituto Ibope, divulgada hoje (21) pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), revela que 85% dos eleitores brasileiros são favoráveis à Lei da Ficha Limpa, que torna inelegíveis candidatos condenados por órgão colegiado ou que renunciaram para fugir da cassação. De acordo com o levantamento, apenas 3% disseram não concordarem com a lei e 9% não conhecem o Ficha Limpa.

A Lei da Ficha Limpa será analisada amanhã (22) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os ministros da Corte maior da Justiça julgarão um recurso do ex-governador e candidato ao governo do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC), que teve seu registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Supremo poderá derrubar a validade da ficha limpa para a atual eleição e permitir que candidatos com registro barrado pela Justiça Eleitoral disputem nas urnas em outubro.

Defesa da ficha limpa reúne 130 mil assinaturas

PGR apresenta parecer contra Roriz
 
Entre outros resultados, a pesquisa do Ibope sobre o perfil do eleitorado brasileiro mostra que 56% dos entrevistados conhecem casos de políticos que compram ou compraram votos de eleitores. A pesquisa revela também que 58% dos entrevistados conhecem alguém que já votou em troca de benefícios, mas apenas 13% admitem que votariam em um candidato que oferecesse algum tipo de benfeitoria.

E, apesar das campanhas de conscientização sobre a ilegalidade da compra de votos, somente 41% dos entrevistados afirmam que denunciariam essas tentativas feitas por políticos. A Justiça Eleitoral foi a mais apontada como instituição para fazer denúncias eleitorais, sendo que 24% disseram que recorreriam à polícia, 10% ao Ministério Público, 6% à imprensa e 14% afirmaram que não saberiam onde fazer denúncias eleitorais.

Beneficiados

Em relação aos benefícios que a política traz para a sociedade, a maioria dos entrevistados acha que a política é uma fonte de benefício apenas para os próprios políticos. Na pesquisa, 73% dos entrevistados responderam que os principais benefícios da política não são para o povo, e sim para os que se candidatos eleitos.

Na visão do eleitor brasileiro, o critério mais importante para a escolha de um candidato são suas propostas (53%). A experiência do candidato também é relevante (18%), mas os eleitores afirmam que benefícios prometidos para ele e para sua família e comunidades são mais importantes do que a experiência na hora de eleger alguém (21%).

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 21 de agosto. Ao todo, foram entrevistados 2002 eleitores em todas as regiões do país. Dos entrevistados, a maioria eram mulheres (52%) com renda familiar de um a cinco salários mínimos, sendo 49% pertencentes à classe C. Quase 60% dos ouvidos vivem em municípios no interior do país. A maioria é da região Sudeste, que concentra a maior parte do eleitorado brasileiro.


(Com informações do CONGRESSO EM FOCO)

Nenhum comentário

© "Rouba, mas faz" nunca mais!
Maira Gall