Registro da candidatura de Lago depende de decisão judicial
Maranhão. Apesar de ser acusado de abuso de poder, ex-governador garante que vai participar do pleito.
São Luís. Apesar da Lei da Ficha Limpa e destacando seu apoio ao presidenciável tucano José Serra, o ex-governador do Maranhão Jackson Lago (PDT) oficializou, em convenção encerrada no início da tarde de ontem, na capital maranhense, a candidatura ao governo do Estado. Acusado de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2006, Lago teve o mandato cassado em abril de 2009 por força de uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determinou a posse de Roseana Sarney (PMDB), segunda colocada nas urnas.
A Lei da Ficha Limpa, aprovada recentemente, proíbe a candidatura de políticos condenados na Justiça por decisão colegiada (tomadas por mais de um magistrado). Embora se enquadre nessa categoria, Lago decidiu seguir na campanha e oficializou sua candidatura, mas seu registro ainda depende de decisão da Justiça eleitoral. Setores oposicionistas pressionaram para que ele desistisse.
Enquanto Roseana apoiará Dilma, seguindo a orientação do PMDB a nível nacional, Jackson, integrante de um partido da base do governo Lula, ofereceu o palanque a Serra. No discurso, manifestou o compromisso de pedir votos para o presidenciável do PSDB e criticou aqueles que lhe tiraram o mandato, numa alusão à Roseana e ao PT.
"Estaremos nesta campanha ao lado de José Serra, o candidato mais preparado para assumir a Presidência da República" afirmou. "Não subiria no palanque de quem cassou o meu mandato", completa.
O palanque do pedetista tem a presença do PSDB maranhense, que indicou dois nomes para a disputa do Senado e um para a vaga de vice.Em outras eleições, Lago sempre esteve com o PT, inclusive na última, em 2006, quando venceu a disputa pelo governo do Estado. Porém, com a aproximação cada vez mais forte entre o PMDB de Roseana Sarney e o PT (tendo os dois partidos firmado alianças por deliberação da direção nacional petista), Jackson decidiu fechar com os tucanos.
As pesquisas de intenção de voto indicam a liderança de Roseana Sarney, mas apontam Jackson em segundo lugar.
Nenhum comentário
Postar um comentário