Não queremos viver em Sucupira

 O senador Antonio Carlos Magalhães e o ator Paulo 
Gracindo, que interpretou Odorico Paraguaçu na TV


R. FLAUSINO*

No dia 23 de julho chega ao cinema mais uma versão de O Bem Amado, de Dias Gomes, nesta edição, interpretado por Marco Nanini. O personagem principal do filme é o prefeito Odorico Paraguaçu, figura lendária, provinciana e faraônica, que carrega muitas características de alguns políticos contemporâneos.O prefeito Odorico é um político corrupto, que não apresenta nada de bom para seu povo, cheio de artimanhas e sua única meta para a cidade de Sucupira era construir um cemitério. Ele ganha, faz a obra, mas vem o problema: ninguém morre para que ele inaugure seu empreendimento. Daí surgem as artimanhas do prefeito.



Na PLAYBOY deste mês, Marco Nanini dá uma entrevista e a jornalista Camila Gomes é sagaz e direta: “Quem é Odorico Paraguaçu hoje?” Nanini responde: “São muitos. Todas essas falcatruas, essa maneira de os políticos conferirem seriedade ao que não é sério, de dizerem que as coisas não são bem assim... Tudo isso é um artifício do Odorico.”

O sentimento expresso pelo ator, e a boa pergunta da jornalista, vêm ao encontro de tudo aquilo que combatemos: a corrupção, a canalhice, a leviandade e a falta de caráter. Como bem disse Nanini, não podemos conferir seriedade ao que não é sério. Não podemos usar dos artifícios de Odorico Paraguaçu, pois não queremos viver numa cidade, num estado ou num país espelhado em Sucupira.


* R. FLAUSINO é jornalista

Um comentário

Beto Vianna disse...

"As concretizatices pratrasmente justificantes do afanamento público serão destoleradas prafrentemente".

(Odorico dizendo: Rouba mas faz, nunca mais!)

© "Rouba, mas faz" nunca mais!
Maira Gall